segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

#0 Like the Moon - Parte 1

Enfim, estou Na Terra do Mandela! *\0/*

Neste momento (às 13h30 no horário de Brasília) completam-se as primeiras 48 horas desde que deixei minha casa e eu já tenho muuuuita coisa pra contar!

No aeroporto

Cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) por volta das 15h20 de sábado com meus pais e meu namorado. Como meu pai tinha que trabalhar, nos despedimos dele do lado de fora e então entramos para fazer o check-in.

Na fila já encontrei os primeiros africanos com os quais um vendedor de bugigangas do Brasil fazia brincadeiras. Eu estava bem triste por não ter pego nenhum dos assentos na janela, mas quando cheguei ao balcão, a moça que me atendia perguntou se eu queria mudar. Infelizmente para o meu primeiro voo não havia mais nenhum lugar vago nas janelas, então ela tentou trocar o assento do meu segundo voo, mas também não conseguiu, pois estava bloqueado. Ela me disse que eu poderia solicitar a troca quando fizesse o segundo check-in, pesou minhas malas e me deu os cartões de embarque.
Meu pai e eu

Meu pai conseguiu esperar mais um pouco, então ficamos com ele até ele ter que ir embora. Emocionado, meu pai me fez prometer que tomaria cuidado e fez algumas recomendações. Depois disso minha mãe, meu namorado e eu comemos algo e já nos dirigimos pro portão de embarque. Ali a ficha começou a cair. Quando minha mãe me abraçou, as lágrimas correram soltas e eu pude sentir meu coração apertando de saudade. Não foi diferente com o Ro e a sensação de deixar as pessoas para trás foi bem esquisita.

Mãe e eu
Não tive problemas com o cartão de embarque, só passei o código na leitora e a catraca foi liberada. Passei minha bagagem de mão pelo scanner e me dirigi a uma fila que eu não sei como descrever, mas quando chegou a minha vez tive que apresentar o cartão de embarque novamente, mas dessa vez para uma atendente. Fui liberada e então saí em direção à minha plataforma. Parei no caminho para dar uma olhadinha da Duty Free e logo em seguida me acomodei em uma cadeira próxima à minha plataforma, onde eu pude carregar meu celular.

Lá conheci uma moça chamada Adriana, residente de Joanesburgo, onde eu fiz minha escala, há cinco anos. Ela foi incrivelmente atenciosa comigo e até me deu algumas dicas para não perder o voo seguinte.
Faltando meia hora para a decolagem, as pessoas começaram a se posicionar na fila de embarque. A moça que checava os passaportes e os cartões de embarque era a mesma que tinha feito o meu check-in. Ao passarmos pelo portão, fomos direcionados a uma rampa que dava acesso ao avião. Meu Deus! Como era quente lá! Apesar do ar condicionado, havia muitas pessoas juntas e estava muito quente do lado de fora, então fomos um pouco castigados pelo sol (apesar da rampa ser coberta, era de vidro) e pelo ar abafado,

Queen e eu
No avião

Ao encontrar minha poltrona tive a grande surpresa de estar no segundo assento mais próximo à janela e, ao meu lado, estava a Queen, uma adorável moça de Zambia que voltava de Brasília para casa. Com ela arrisquei as primeiras palavras em inglês e além do barulho e de algumas palavras perdidas, conseguimos nos comunicar bem, hahaha! Foi com ela que meu sonho de descrever meu apelido (Lua) se concretizou. "It's like de Moon" - sério, foi muito legal dizer isso HAHA!

Às 19h23 (quase uma hora de atraso) o avião decolou. Essa foi a primeira vez que viajei de avião e confesso, foi emocionante. Fiquei levemente tonta na decolagem tive um pouco de enjoo quando o avião começou a balançar, bem na hora do jantar. Me sentia muito mal ao desencostar a cabeça da poltrona, então comer ficou bem desconfortável pra mim.

Falando em comida, o jantar era muito caprichado. Podíamos escolher entre bife com arroz ou frango com purê de batatas e abobrinhas - a minha opção. Além disso, na bandeja havia salada, sobremesa, uma barra de chocolate, um pacote com duas bolachas "água e sal", manteiga, queijo, um pão e um pacotinho com lenços umedecidos. Não consegui comer tudo, pois não me sentia muito bem. Comi metade da comida, a salada, a sobremesa e as bolachas com queijo. Após o jantar serviram bebidas e podíamos escolher tomar chá ou café, além de suco, água e umas bebidas que eu penso serem o. Antes do jantar o carrinho de bebidas já havia passado antes e eu tinha pego uma garrafa d'água e um copo de suco, então tomei um pouco de chá preto. Isso por volta das 20h30.

Jantar
Um fato curioso: eu tive um pouco de dificuldade para entender as aeromoças. Enquanto uma delas oferecia "milk" (leite) eu entendia "monkey" (macaco) hahaha, O sotaque daqui é muito diferente do que eu estava acostumada. É engraçado!

Para entretenimento, havia uma tela com diversas opções. De primeira, meu touch não estava funcionando, então eu achei que ia ficar sem programação, mas depois descobri o controle hehehe. De pular de filme em filme, acabei no vídeo-game e depois, ouvindo música.
Tela

Controle

Minha noite não foi das mais tranquilas. O ar condicionado estava muito forte e, mesmo com uma manta que eles deram, passei um pouco de frio. Além disso, eu havia conectado o meu celular no notebook para carregar a bateria, então acordada de tempo em tempo para reativar o notebook e não interromper a carga do celular. Quando consegui 80 por cento de bateria, desisti e desliguei tudo.

Manta e travesseiro

Por volta das 6h15, já no horário daqui (2h15 no Brasil), foi servido o café da manhã, outra refeição caprichada. Dessa vez eu comi tudo o que tive direto: omelete acompanhado de batatas (a outra opção era frios, eu acho) e uma tira de algo que parecia ser presunto grelhado, algumas frutas picadas, um danone e um croissant com manteiga. Só não comi a geleia de morango porque não tinha onde passar haha. Escolhi suco de frutas como opção de bebida e uma outra garrafa d'água.

Café da manhã

Ter a Queen como companheira de viagem foi ótimo. Conversamos bastante, nos ajudamos e durante o voo ela até arriscou seu português. Eu a ouvi dizer "tchau, Brasil" quando estávamos decolando e me agradeceu em algum momento com um "obrigada". A ficha demora um pouco pra cair... no meio da madrugada acordei e falei com a Queen em português hahaha.
Oi!


Apesar de ter saído atrasado, o voo chegou pontualmente em Joanesburgo, por volta das 7h50 (3h50 no Brasil). Foram 9 horas de um voo muito gostoso, apesar do meu pequeno mal estar. Enjoei novamente na aterrissagem, mas valeu a pena ver todos felizes, batendo palmas e agradecendo a Deus por chegarem em segurança.


Origem: São Paulo - Brasil
Destino: Cidade do Cabo - África do Sul
Dias para voltar pra casa: 28

8 comentários:

  1. Nossa, ! Está se tornando viciante ler e acompanhar essa jornada da marinheira de primeira viagem, hahaha, Muuuito bom o tal do " It's like de Moon" haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigo! Hoje lembrei da sua foto, mas ainda não tirei hahaha.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Querida, sabia que vc ia curtir cada segundo dessa trio. Gostaria de estar reze te e dividindo esse momento com vc como sonhamos desde o Pri coió, mas obrigada por dividi lo comigo e com todos através de seus textos cheios de detalhes. Beijos e divirta se muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teacher, que pena que você não está aqui. Está sendo ótimo. Espero que os seus planos estejam correndo como você desejou.
      Muito obrigada.
      Muitos beijos!

      Excluir
  3. Parabéns! Boa Viagem! Que Deus te guarde e proteja, na estadia e no retorno.

    ResponderExcluir