quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

#2 Primeiro dia na escola

Eu estava muito, muito ansiosa mesmo para começar a estudar. Então na segunda-feira levantei disposta, tomei um banho, preparei meu café da manhã em casa e esperei a Marilyne para sair comigo.

Carteirinha
Ela me levou até a secretaria, para que pudessem me informar. Chegando lá, conheci a Yolanda, a recepcionista que auxilia os alunos. A Yolanda fala beeem rápido, então eu tive dificuldade com o primeiro "Qual é o seu nome" (risos). Mas depois, prestando bastante atenção consegui entendê-la perfeitamente. Ganhei uma bolsa com um mapa da cidade e vários folhetos de passeios. Também ganhei minha carteirinha de estudante.

Verso da Carteirinha
Bolsa
Fui orientada a esperar no andar de baixo, num lugar onde os alunos podem conversar, tomar café, chá e usar computadores para diversão até que o professor me chamasse para a realização do teste de nivelamento. Lá conheci dois brasileiros que também fariam o teste naquele dia. Fomos chamados então para a sala de testes. Lá a diretora da escola se apresentou, nos deu boas vindas, apresentou o professor e explicou como seria o teste.

O teste era dividido em 3 partes: Reading, Writing e Speaking*. Nós podíamos parar se quiséssemos e o professor nos chamaria a qualquer momento pra conversar conosco (speaking). Eu terminei a primeira parte muito rápido, mas tinha esquecido de fazer a segunda. Quando o professor me devolveu o teste para que eu pudesse fazer a parte da escrita, também terminei muito rápido e então ele ficou espantado. HAHA. Acho que não fui tão bem na conversação, afinal, eu sei que essa é a minha maior dificuldade.

Lembrancinha de Natal

Tivemos um intervalo e depois disso recebemos algumas orientações, além de fazermos um tour pelas redondezas com a Yolanda e definitivamente, ela fala bem rápido. Eu sempre tinha que acompanhar os lábios dela pra não me perder. Quando voltamos pra escola, o resultado do nosso teste ainda não estava pronto, então fomos orientados a chegar mais cedo no dia seguinte. Conhecemos um outro diretor da escola, muito divertido. Ele conversou com a gente e pensou que eu fosse da Bahia. Ganhamos uma lembrancinha de natal, da festa que já tinha ocorrido na escola.


Marilyne e eu


Vista da Escola

No terraço da escola
Quando cheguei em casa, cozinhei meu almoço e fiquei muito orgulhosa de mim HAHA. Tão orgulhosa que, quando a Marta, a moça que limpa o apartamento, chegou, convidei-a para almoçar comigo e também o moço que veio buscar a roupa de cama hahaha. A Marta aceitou de primeira, o moço levou um tempo, pois dizia que eu ia sofrer se ele comece a minha comida HAHA, mas no fim acabou almoçando e agradeceu dizendo que geralmente ele passa o dia inteiro sem comer por conta do trabalho. Foi um almoço agradável.

Meu almoço
Depois disso, pude sentar para atualizar o blog e assistir um pouco de TV - e, olha, foi muito interessante assistir um programa todo em inglês, sem legendas e saber o que se passava, enquanto fazia as unhas (eu perguntei pras meninas sobre o preço para fazer as unhas aqui e achei bem carinho).

O brasileiro que mora com a gente, o Laion, chegou e nós combinamos não falar em português.
Conversamos por bastante tempo, nos corrigindo quando precisávamos e foi muito legal. De manhã, quando fizemos o tour com a Yolanda, ela disse que podíamos ir andando até o V&A Waterfront - um compelxo de lojas, restaurantes, museus, mercados, área de lazer, hotéis, entre outras coisas, e um dos portos em operação mais antigos da África do Sul - então eu perguntei pro Laion a tarde se ele tinha coragem de ir. Quando as meninas chegaram eu as convidei, mas elas disseram que eu estava louca, que era muito longe e eu deveria pegar um táxi - NO WAY**

Laion e eu então fomos andando, através da Beach Road. Foi uma caminhada fácil, pois fomos conversando, de novo nos ajudando. No caminho compramos sorvete e eu tirei muitas fotos. Estávamos andando ao lado da Queen Beach.

Caminho até o Waterfront
Fotos do Caminho


Gaivota
Queens Beach

Queen Beach


Óculos gigante


Passamos pelo Green Point Park, um parque muito gostoso para passear e admirar a natureza. Lá encontram-se o Metropolitam Golf Course e o Cape Town Stadium, um dos estádios onde ocorreram jogos da Copa do Mundo de 2010.



Entrada do Parque

Placas
No Green Point Park

Sinalização do Parque
Cape Town Stadium


Victoria & Wharf
Chegando no Waterfront, fui conhecer o Victoria & Wharf Mall, um dos maiores shoppings de Cape Town. Paramos para eu comprar um lenços e também passamos na Mr. Price - a loja que eu não tinha conseguido visitar no domingo perto de casa e eu realmente recomendo, pois é tudo bem barato. Há quem diga que a qualidade não é muito boa, mas eu acho consideravelmente boa.
Victoria & Wharf

Só fomos ao shopping. Ainda quero voltar no Waterfront com mais tempo para visitar mais lojas e comércios fora do shopping.

Na volta, como já tinha passado das 20h, decidimos pegar um ônibus. Em Cape Town você tem três opções de transporte:

MyCity Bus
1. MyCity Bus: pra usar esse, você precisa comprar o MyCity Card - um cartão que serve para o ônibus e também como cartão de débito, com a badeira Mastercard.
2. Mini Vans: sabe aquelas vans que a gente toma pra ir pra praia? É algo parecido com isso, mas acontece que você não tem que ir a lugar algum para conseguir uma. Basta andar na rua e elas passam. Os motoristas buzinam e perguntam se você quer entrar e depois te deixam onde você quiser.
3. Pegar um Táxi.

A Yolanda disse que prefere as Vans ao MyCity Bus, pois elas são mais rápidas. Porém, não é seguro pegar uma dessas depois das 20h. Por isso escolhemos ir de ônibus.
Para o Táxi, é sempre bom combinar um valor antes de entrar e ser firme com o motorista, para ele não abusar do valor.

Decidimos ir de ônibus, mas eu não tinha o MyCity Card. Quando o Laion parou em uma livraria eu pedi informação e fiquei extremamente feliz de ter entendido. Ao sairmos do shopping, vimos o ônibus passando e então corri para comprar o cartão. O ônibus estava parado no ponto e tinham pessoas atrás de mim na fila esperando para carregar o cartão. Como eu estava comprando, levou um pouco de tempo e então eu, educadamente, disse que sentia muito por isso pras pessoas que estavam atrás de mim. A atendente disse para eu não me desculpar com eles. Ela estava brava e falando algo sobre eles que eu não entendi.

MyCity Card


Laion

SubWay
Quando terminei de carregar o cartão, o ônibus ainda estava lá então conseguimos pegá-lo. Após algum tempo o Laion disse que estava na hora de descermos e adivinhem só: ele estava errado. Nós tivemos que andar um bom bocado ainda para chegarmos em casa.

No caminho paramos num Subway para jantar. Como fomos muito bem atendidos, eu deixei uma gorjeta. Chegando em casa atualizei o blog e ajudei o Laion com a lição de inglês antes de dormir.



Foi um dia bem divertido.

---

*Tradução livre: Leitura, Escrita e Conversação.
**Tradução livre: De jeito nenhum!




Origem: São Paulo - Brasil
Destino: Cidade do Cabo - África do Sul
Dias para voltar pra casa: 24

6 comentários:

  1. Vc tem muita sorte Lua! Aproveite bem a viagem!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog,Lu! Sua viagem parece fantástica, aproveite bastante! *-*

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando sua viajem... cada postagem sua me aproxima ainda mais da minha terra Africa.... Vc merece

    ResponderExcluir